terça-feira, abril 22, 2008

Milonga en re...

"Ástor Pantaleón Piazzolla (Mar del Plata, 11 de março de 1921 — Buenos Aires, 4 de julho de 1992) foi um bandeonista e compositor argentino.
Foi o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX.
Estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanger que foi aluna de Sergei Rachmaninoff. Na sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneonista, compositor e diretor Aníbal Troilo. Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos. Ao voltar de Nova Iorque, Piazzolla já mostrava a forte influência do Jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje.
Quando os mais ortodoxos, durante a década de 60, bradaram que a música dele não era de facto tango, Piazzolla respondia-lhes que era música contemporânea de Buenos Aires. Para seus seguidores e apreciadores, essa música certamente representava melhor a imagem da metrópole argentina."
(fonte Wikipédia)

Aqui num dos meus discos preferidos, "Hommage a Piazzolla", Gidon Kremer e a Kremerata Baltica em homenagem a Astor Piazzolla.

2 Comments:

Blogger Gi said...

apetece ficar e ficar e ficar ...

Beijinhos

27 abril, 2008 18:40  
Blogger carpe diem said...

gi...

Estes discos do Piazzolla são uma tentação, quer pela música quer pelo objecto em si (as capas dos discos são verdadeiras obras de arte!):)

beijinho...

28 abril, 2008 01:29  

Enviar um comentário

<< Home