segunda-feira, maio 12, 2008

...


"Que desafios lança a Ciência à Religião" é o tema do BAR das Ciências do mês de Maio no Instituto Franco-Português que se realiza quinta-feira dia 15 de Maio às 19h00. Com a presença de PETER STILWELL (Univ. Católica Portuguesa) e CLARA PINTO CORREIA (Univ. Lusófona de Lisboa), o debate pode ser feito em francês e português e será animado por ALEXANDRA VAN-QUYNH.

“O aparente conflito entre ciência e religião diz sobretudo respeito à procura de, em uma ou outra dessas áreas, fundamentar o desejo de segurança e estabilidade na vida. O simples existir da ciência conforta o cidadão comum na convicção de que a sucessão aparentemente errática dos acontecimentos quotidianos se insere numa lógica mais ampla, teoricamente acessível à razão humana. O crente, por seu lado, sente algum conforto na convicção de que a realidade está sob o domínio de uma vontade última, ainda que estas tenha razões que a razão desconhece.
Ao dar-se conta que aspectos importantes da realidade respondem À pesquisa científica, a religião é desafiada a ajustar o seu entendimento do divino a padrões mais abrangentes e profundos. A ciência, por seu lado, é desafiada a reflectir sobre o pressuposto metafísico da sua convicção de que, em última análise, toda a realidade é inteligível.”

A ENTRADA É LIVRE

2 Comments:

Blogger butterfly said...

Interessante.
Será que tenho tempo para isso?
Acredito na coexistência pacífica entre religião e ciência.
Seráo as dúvidas quer científicas, quer de cunho religioso, a mola para a nossa evolução?
Não sei mas ultimamente sinto-me muito ignorante.
Beijo

14 maio, 2008 01:00  
Blogger carpe diem said...

:) também me pareceu que poderá ser um debate interessante, tenho pena de não poder ir... As dúvidas são sempre as molas que nos fazem ir mais ao fundo das questões, certo?
"Só sei que nada sei" - Sócrates
beijinho...

14 maio, 2008 01:22  

Enviar um comentário

<< Home