quarta-feira, abril 30, 2008

O Escafandro e a Borboleta...

"A 8 de Dezembro de 1995, um acidente vascular brutal deixa Jean-Dominique Bauby, jornalista e pai de três crianças, num coma profundo. Quando sai do coma, todas as suas funções motoras estão deterioradas. Atingido pelo que a medicina chama literalmente de síndrome de "locked-in", fechado no interior de si mesmo, ele não pode mexer-se, falar, nem mesmo respirar sem assistência. No corpo inerte, só um olho mexe. Ele pisca o olho uma vez para dizer "sim", duas vezes para dizer "não". Com o seu olho, ele capta a atenção do seu visitante através das letras do alfabeto que ele lhe dita e forma palavras, frases, páginas inteiras... Com o seu olho, ele escreve o livro "O Escafandro e a Borboleta", cujas frases ele memorizou todas as manhãs durante semanas antes de as ditar... Sarcástico e desencantado, Jean-Do não tem mais do que as palavras para viver os fragmentos de uma existência que ele qualifica de mutante... Esse livro e este caso verídico estiveram na base do filme protagonizado por Mathieu Amalric e realizado por Julian Schnabel, que conquistou o prémio de melhor realizador em Cannes 2007. "

Que fazemos quando "só" temos as memórias e a imaginação?

domingo, abril 27, 2008

...

nos teus braços... de MS

No silêncio da terra

No silêncio da terra. Onde ser é estar.
A sombra se inclina.
Habito dentro da grande pedra de água e sol.
Respiro sem o saber, respiro a terra.
Um intervalo de suavidade ardente e longa.
Sem adormecer no sono verde.
Afundo-me, sereno,
flor ou folha sobre folha abrindo-se,
respirando-me, flectindo-me
no intervalo aberto. Não sei se principio.
Um rosto se desfaz, um sabor ao fundo
da água ou da terra,
o fogo único consumindo em ar.
Eis o lugar em que o centro se abre
ou a lisa permanência clara,
abandono igual ao puro ombro
em que nada se diz
e no silêncio se une a boca ao espaço.
Pedra harmoniosa do abrigo simples,
lúcido, unido, silencioso umbigo
do ar.

o teu corpo
renasce
à flor da terra.
Tudo principia.

de A Pedra Nua (1972)

António Ramos Rosa

terça-feira, abril 22, 2008

Milonga en re...

"Ástor Pantaleón Piazzolla (Mar del Plata, 11 de março de 1921 — Buenos Aires, 4 de julho de 1992) foi um bandeonista e compositor argentino.
Foi o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX.
Estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanger que foi aluna de Sergei Rachmaninoff. Na sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneonista, compositor e diretor Aníbal Troilo. Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos. Ao voltar de Nova Iorque, Piazzolla já mostrava a forte influência do Jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje.
Quando os mais ortodoxos, durante a década de 60, bradaram que a música dele não era de facto tango, Piazzolla respondia-lhes que era música contemporânea de Buenos Aires. Para seus seguidores e apreciadores, essa música certamente representava melhor a imagem da metrópole argentina."
(fonte Wikipédia)

Aqui num dos meus discos preferidos, "Hommage a Piazzolla", Gidon Kremer e a Kremerata Baltica em homenagem a Astor Piazzolla.

quinta-feira, abril 17, 2008

Coeurs...

Thierry, agente imobiliário, tem tido dificuldades em encontrar um apartamento a Nicole e Dan, um casal de clientes difíceis. Na agência, Charlotte, a sua assistente, empresta-lhe uma cassete de um programa de televisão que ela adora, "As Canções Que Mudaram a Minha Vida", um programa religioso de variedades que perturba profundamente Thierry.
A irmã mais nova de Thierry, Gaëlle, procura secretamente o amor, chegando a recorrer a anúncios classificados. Dan, militar de carreira que acabou de ser expulso do exército, passa os dias no bar de um hotel onde desabafa com o barman, Lionel, que para conseguir trabalhar à noite foi obrigado a arranjar uma assistente para tratar do pai doente. E é assim que o movimento de cada personagem pode alterar ou influenciar a vida de outra sem sequer se tocarem ou cruzarem...
"Corações" é o novo filme de Alain Resnais, realizador de "É Sempre a Mesma Cantiga" e "Fumar/Não Fumar", baseado na peça "Private Fears in Public Places", de Alan Ayckbourn.

Comovente, verdadeiro e cheio de vida, Corações aconselhados...

...


"... influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma. O indivíduo deixa de pensar com os seus próprios pensamentos ou de arder com as suas próprias paixões. As suas virtudes não lhe são naturais. Os seus pecados, se é que existe tal coisa, são tomados de empréstimo. Torna-se o eco de uma música alheia, o actor de um papel que não foi escrito para ele. O objectivo da vida é o desenvolvimento próprio, a total percepção da própria natureza, é para isso que cada um de nós vem ao mundo. Hoje em dia as pessoas têm medo de si próprias. Esqueceram o maior de todos os deveres, o dever para consigo mesmo. É verdade que são caridosas. Alimentam os esfomeados e vestem os pobres. Mas as suas próprias almas morrem de fome e estão nuas. A coragem desapareceu da nossa raça e se calhar nunca a tivemos realmente..."

in "O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde

sexta-feira, abril 11, 2008

...

momentos de inspiração... de MS

Muitas horas passei aqui

Algumas de costas voltadas para a janela que continha vida lá fora

Outras, contemplando a vista que me inspirava para ir mais ao fundo de mim mesma

Mas sempre, sempre acreditando...


(Um beijinho especial para si)

...

a união... de MS

Se hás-de ser o que choras
Ter que ser, não o chores.
Se toda a mole imensa
Do mundo ser-te-á noite,
Aproveita este breve
Dia, e sem choro ou cura
Goza-o, contente por viveres
O pouco que te é dado.

Ricardo Reis

quarta-feira, abril 09, 2008

Dancer in the Dark...

Lars von Trier é um realizador diferente que coloca a nú as diversas formas de ser e estar do ser humano. Dancer in the Dark pode estar aquém de "Dogville" ou "Manderlay" mas não deixa de ser um grande olhar sobre a vida...

quinta-feira, abril 03, 2008

...

e assim convivem anos a fio... de MS

...

passagem pela tranquilidade... de MS
Sem mais nada a declarar pois a imagem já contêm o que de mais importante existe para transmitir...