quarta-feira, maio 27, 2009

...

tabula rasa... de MS
"Tabula rasa (do latim, "folha em branco") se refere à tese epistemológica que fundamenta à corrente filosófica chamada empirismo.
O filósofo inglês John Locke (1632-1704), considerado o protagonista do empirismo, detalhou a teoria da Tabula rasa em seu livro, Ensaio acerca do Entendimento Humano (1690). Para Locke, todas as pessoas ao nascer o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhumas, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro (i.e. o homem nasce como se fosse uma "folha em branco").
A teoria da tabula rasa não foi importante apenas do ponto de vista puramente filosófico - ao considerar todos os homens como intrinsecamente iguais, deu base filosófica para combater o status quo vigente, especialmente em relação à aristocracia e à nobreza.
Apesar de ser considerada ultrapassada pelas evidências científicas da influência genética no comportamento humano, a teoria da tabula rasa, em conjunto com a teoria do bom selvagem de Rousseau, continua sendo a base das políticas governamentais de educação de grande parte dos países ocidentais, incluindo o Brasil.
Observe-se que esta teoria da tabula rasa é considerada também como a fundação de outra corrente da filosofia e psicologia, o behaviorismo."
fonte wikipedia

1 Comments:

Blogger free_soul said...

Muitas vezes achamos que somos tábua rasa, em certos assuntos, mas raramento o somos, mesmo pois quase sempre sabes algo sobre o assunto por muito pouco que seja!!!

Foto muito boa!!!

Um beijo WS

27 maio, 2009 15:45  

Enviar um comentário

<< Home