terça-feira, setembro 08, 2009

Beatles...





"Obra dos Beatles reeditada com som restaurado
por JOÃO MOÇO Abril 2009

Em 1987 grande parte da discografia dos Beatles ganhou segunda vida em CD. A 9 de Setembro deste ano vai ser reeditada, mas com o som digitalmente remasterizado.

09/09/2009. Esta é uma data a ter em atenção. Será neste dia que o catálogo dos Beatles será editado pela primeira vez com o som digitalmente remasterizado. Já o primeiro videojogo onde a música do quarteto de Liverpool é protagonista, intitulado The Beatles: Rock Band, também será editado nesse mesmo dia.

A discografia do grupo ganhou segunda vida, em CD, no ano de 1987. Desde então este catálogo tornou-se quase intocável, sendo muito raras as reedições de material do grupo. Em concreto, apenas tiveram segundo lançamento em CD o duplo The Beatles (habitualmente referido como o "álbum branco", no seu 30º aniversário, em 1998) e a banda sonora de Yellow Submarine (em 1999). Agora é a vez dos restantes discos.

Foram necessários quatro anos para restaurar a qualidade sonora dos discos dos Beatles. Um grupo de engenheiros esteve durante este período a trabalhar nos míticos estúdios de Abbey Road, em Londres, recorrendo não só às novas tecnologias digitais, mas também a equipamento vintage, com o objectivo de preservar "a autenticidade e integridade das gravações analógicas originais", pode ler-se no comunicado de imprensa.

Além dos 12 discos de estúdio, serão reeditados com um novo som a banda sonora Magical Mystery Tour e os dois volumes da compilação Past Masters (que agora estarão juntos num só álbum). Cada disco será ainda acompanhado por um DVD que inclui um documentário sobre a sua gravação e um booklet com fotografias raras. Os 14 álbuns estarão disponíveis juntos numa caixa, mas também individualmente. Esta será ainda a primeira vez que os primeiros quatro discos de estúdio dos Beatles serão editados com som estéreo.

Também no dia 9 de Setembro será lançada a caixa The Beatles In Mono, que reúne os 10 discos originais lançados em 1987, com som mono. No entanto,as edições de Help! e Rubber Soul vão contar com material bónus, isto é, as misturas em estéreo de 1965, que nunca foram editadas em CD.

A música dos Beatles vai ainda ganhar nova vida no jogo The Beatles: Rock Band, projecto desenvolvido por Dhani Harrison, filho de George Harrison.

Apesar de todas as surpresas já marcadas para o dia 9 de Setembro há ainda um outro projecto que envolve a música do grupo que ainda não ganhou desenvolvimentos. Ainda não é possível saber quando é que o catálogo do grupo estará disponível para venda digital.

Recentemente o filho de George Harrison sugeriu à revista norte-americana Blender a criação de uma loja online para vender apenas músicas dos Beatles. Na altura Dhani Harrison afirmou em declarações a esta revista que Steve Jobs (da Apple) "afirma que um download vale 99 cêntimos e nós discordamos". Desde então não foram noticiados quaisquer pormenores quanto à possível criação de uma loja online , ao que parece s ser criada pelos próprios, para vender somente a música dos Beatles."


fonte DN Artes


Reedição amanhã às 00h09m na Fnac Colombo...

2 Comments:

Blogger João Roque said...

Isto é música!!!
Agora as "Lady Ga Ga"...

08 setembro, 2009 17:31  
Blogger free_soul said...

Que linda caixa...vou comprar!!!

08 setembro, 2009 22:23  

Enviar um comentário

<< Home