sexta-feira, novembro 14, 2008

Blindness...



"Uma cidade é devastada por uma misteriosa epidemia de cegueira, uma cegueira branca, leitosa, inexplicável e aparentemente incurável. Devido à rapidez com que a epidemia se propaga, os primeiros indivíduos afectados são colocados em quarentena num hospital abandonado, mas são deixados entregues a si próprios.
Rapidamente, o sentido primitivo da sobrevivência desperta e o grupo entra em colapso, com os mais fortes a sobreporem-se aos mais fracos, numa luta pela comida. São cometidos actos atrozes, vistos apenas pela única testemunha do pesadelo, uma mulher que, estranhamente e sem explicação, não foi tocada pela cegueira. A mulher do médico, que resolveu fingir-se cega para poder acompanhar o marido. São os seus olhos que ainda os podem conduzir ao caminho de regresso à condição humana e escaparem aos instintos mais vis.
Filme de abertura no Festival de Cannes, "Ensaio sobre a Cegueira" é realizado por Fernando Meirelles, o realizador que se distinguiu com "Cidade de Deus" e "O Fiel Jardineiro", a partir de um dos mais aclamados romances de José Saramago (Prémio Nobel, em 1998). O filme é protagonizado por Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga e Gael García Bernal."

fonte Guia do Lazer

Cinco estrelas para o Sr. Meirelles que já tinha provado o seu talento com a "Cidade de Deus" e "O Fiel Jardineiro"

7 Comments:

Blogger pinguim said...

Um filme polémico, pelo que já li.
Gosto do realizador, adoro a Julianne Moore, já o livro e o autor não estão na minha lista de preferências.
Quase, gozando com o título, "a ver vamos"...
Beijinhos.

14 novembro, 2008 19:04  
Blogger Marta said...

perdi a ante-estreia, mas quero-o ver numa sala de cinema!

beijo*

16 novembro, 2008 00:16  
Blogger UB313 said...

Ir ver este filme do Sr Meireles com a combinação de ser adaptado de uma obra do Saramago era algo que despertava interesse...em mim e provavelmente em mais uns quantos milhares de pessoas!!!
Vi...absorvi...senti e... Achei que a no geral tinha gostado mas que havia partes em que tinha perdido a ensencia de algo...achei que havia partes demasiado longas e brutas mais do que necessário...as imagens com as palavras e com o que a propria história suscita eram suficiente para chocar uma alma o mais céptica possivel!!!
Enfim...valeu a pena porque em suma gostei...e o facto de criticar é bom...quer dizer que pelo menos dá para criticar e pensar o que é sempre muito bom!!!
Já agora a companhia foi muito boa para assistir...sentir e depois discutir o filme!

18 novembro, 2008 11:47  
Blogger carpe diem said...

pinguim...

Bastante polémico sim... E em relação ao realizador e à actriz não poderia estar mais de acordo, ela está excelente :)...
Para mim valeu a pena :)...

beijinho...

18 novembro, 2008 11:54  
Blogger carpe diem said...

marta...

E acho que vale mesmo a pena vê-lo no cinema :)...

beijinho...

18 novembro, 2008 11:55  
Blogger carpe diem said...

ub313...

É bom ter opiniões diferentes e diferentes pontos de vista sobre as mesmas coisas... Alguém um disse disse que o mundo gira e avança com pontos de vista diferentes ;)...

E ir ao cinema bem acompanhado é um privilégio enorme, que não é para todos ;)...

beijos...

18 novembro, 2008 11:59  
Blogger carpe diem said...

ub313...

Alguém um dia disse... ;) Sorry...

18 novembro, 2008 12:00  

Enviar um comentário

<< Home